São João d’Aliança é um município brasileiro do estado de Goiás, na Região Centro-Oeste do país. É popularmente conhecido como “O portal da Chapada dos Veadeiros” devido à sua localização estratégica, a 331 km de Goiânia e apenas 152 km de Brasília. Sua população, segundo o Censo 2022 do IBGE, era de 14.041 habitantes, distribuídos em uma área de 3.334,455 km². A principal via de acesso é a BR-020 a partir de Brasília, seguindo pela GO-118/BR-010. O município foi fundado em 13 de novembro de 1953.
A Geografia da cidade é notável, cortada pela Serra Geral do Paranã, com parte de sua área no Vale do Paranã e outra na Chapada dos Veadeiros, com altitudes que variam entre 600 m e 1.200 m. A região é rica em recursos hídricos; o Rio das Brancas (também chamado Capetinga) e o Tocantinzinho (nascente do Rio Tocantins) a abastecem, e o Rio Paranã faz a divisa leste. O clima é tropical, com estações de chuva (outubro a maio) e seca (junho a setembro), e sua vegetação é caracterizada pelo Cerrado, com uma rica biodiversidade de flora e fauna.
A História do município está ligada à Aliança Liberal e à Coluna Prestes. O primeiro registro oficial, de 1910, mostrava o povoado com o nome de Capetinga (Tupi-Guarani para “água branca”) e uma capela dedicada a São João Batista. Foi rebatizado para São João da Capetinga e, após a passagem da Coluna Prestes em 1926 e por ser ponto de apoio da Aliança Liberal, o nome foi modificado para São João d’Aliança em 1931, quando foi elevado à categoria de vila. A cultura local é uma mistura única de costumes ruralistas, índios, negros (remanescentes de quilombo do Forte, antigo município) e brancos de origem europeia, com destaque para a trajetória de Antônio Rebendoleng Szervinsk, um polonês.
A Economia local foi marcada pela exploração de manganês até os anos noventa. Atualmente, os pilares econômicos são a pecuária (gado de corte) e a monocultura de grãos (soja, milho e feijão irrigado), com o agronegócio consolidando o município como importante celeiro de alimento e renda.
A Avalia-SP Brasília – Avaliação de Imóveis em Brasília, DF está capacitada para trabalhos de Engenharia de Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais na Asa Sul Brasília, Asa Norte Brasília, Lago Sul, Lago Norte, Setor Sudoeste/Octagonal, Setor Noroeste Brasília, Guará, Águas Claras, Cruzeiro, Samambaia, Plano Piloto, Taguatinga, Planaltina, Gama, Vicente Pires, Paranoá, Brazlândia, Jardim Botânico, Arniqueira, SIA, Núcleo Bandeirante, Park Way, Varjão, Fercal, etc. com o emprego dos critérios estabelecidos na ABNT NBR 14.653 partes 1, 2 e 3 com relatórios produzidos por Engenheiros Civis, Gestores Imobiliários, Arquitetos e Engenheiros Agrônomos, com recolhimento de ART junto ao Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Especializada em:
Avaliação de Imóveis Comerciais, Industriais, Residenciais e Rurais.
Quer saber mais sobre Avaliação de Imóveis em Brasília?
Entre em contato conosco:
Telefone: (61) 3550-4260 ou (61) 9 9916-4500E-mail: comercial@avalia-brasilia.com.br